GPS de papel - Por Luiz Henrique Freitas 04/05/2025 - 16h13
(foto LHFreitas)
BR 040, Petrópolis. Dentro do busão, a caminho do Rio, passamos por uma placa onde se lê “ Teresópolis “. Nesse instante eu volto a meados dos anos de 1990.
Naquele tempo, em um Golf alemão azul, zero, que tinha acabado de comprar, e com o Guia Quatro Rodas na mão, eu passava naquele mesmo ponto da estrada para subir o lindo caminho que leva à cidade carioca.
Companheiro de estrada
Por anos e anos o guia me acompanhava nas viagens. Ele trazia informações detalhadas de estradas, hotéis, curiosidades, turismo. Tinha uma mapa gigante que você ia desdobrando e era o seu navegador. Quem pegava a estrada não abria mão dele.
A editoria Abril lançava uma edição atualizada todos os anos, e a gente esperava para correr às bancas e comprar. E não era barato não rs, tanto que, às vezes, eu pulava dois ou três anos para adquirir um novo.
Por satélite
Com a expansão da internet o Guia Quatro Rodas foi perdendo sua importância e deixou de existir em papel. Hoje temos o GPS, Global Positioning Sustém, um sistema de navegação por satélite, que permite a qualquer pessoa, com um celular na mão, saber onde está e por onde ir em qualquer lugar no mundo. Quanta coisa mudou em tão pouco tempo…
( Leia e compartilhe com amigas, amigos e nas suas redes. Um abraço! )
lubacomunica.com.br
(31)982733644

Comentários
Postar um comentário