…do cotidiano: de tijolo na mão - por Luiz Henrique Freitas - 15/04/2025 - 11h05
Esse tijolão é o meu livro atual de cabeceira ( foto LHFreitas)
Na volta de um treino nesta manhã, antes das 8h, horário em que as pessoas estão indo ao trabalho ou à escola, em sua maioria, passei correndo, em um trote nem leve nem forte, ao lado de uma mulher com seus trinta e poucos anos. Ela estava com uma calça larga, um casaco meia-estação colorido, cabelos pretos amarrados e salto. O que me chamou a atenção foi o que ele levava nas mãos: um livro grosso, que devorava com os olhos, enquanto caminhava.
Olhares cruzados
Ao passar por ela, não sei por qual motivo, a mulher desviou o olhar para mim. Os olhos eram pretos, nariz fino e sobrancelha feita. Por dois segundos, nossos olhares se cruzaram. Eu segui a minha corrida e ela baixou os olhos, mantendo os passos firmes.
Há poucos meses, antes do estrelato em Hollywood, eu vi uma entrevista da Fernanda Torres. Ela disse que adorava os “tijolões”, se referindo aos livros com quase mil páginas. Fazendo aquele movimento frenético com os dedos, passando as páginas no celular, disse que não era muito adepta dos apps e que os jovens gastavam muito tempo nas telas. Pode ter mudado de opinião depois da fama e das dezenas de entrevistas que surgiram. Nada melhor que os apps para agilizar nossas vidas.
Test drive
A minha dentista tinha o hábito de caminhar e ler ao mesmo tempo, assim como a mulher anônima desta manhã. Chegava ao consultório contando os romances que saíram da cabeça de algum escritor e que explodiram em vendas pelo mundo. Esses livros grossos são pesados, mas deve valer muito a pena levá-los à mão enquanto se desloca para uma atividade, seja qual for. Você ganha tempo, se distrai, viaja na história e não fica pensando nos problemas. Mas é bom fazer um treinamento antes, eu sugiro: ter a passada um pouco mais alta evitando obstáculos e um sexto sentido para não tropeçar nos buracos das nossas calçadas bem conservadas.
( Leia e compartilhe com seus amigos, amigas e grupos nas redes. Um abraço!)
lubacomunica.com.br
(31)98273.3644

Comentários
Postar um comentário