Crônica da cidade - Anita no Parque - por Luiz Henrique Freitas 08/02/2025 - 18h44
( Fotos LHFreitas )
Fui treinar hoje no Parque Municipal, centro de Beagá, um lugar agradável, com super natureza e ar puro (acho), apesar de estar no coração da capital. Ao circular pelo lago principal, cercado por árvores e flores, me deparei com um busto em homenagem a Anita Garibaldi.
Mulher de coragem
Bem ao lado do monumento, tem uma ponte romântica que atravessei observando a água tranquila. Depois bati palmas para o busto da Anita, uma heroína brasileira. Ela lutou na Revolução Farroupilha, um levante contra o governo imperial no Brasil. Era o ano de 1835. Ao lado do segundo marido, o italiano Giuseppe Garibaldi, com quem teve quatro filhos, pegou em armas e combateu em várias batalhas que culminaram na conquista de Laguna e na proclamação da República Catarinense. É adorada por lá, hoje o estado de Santa Catarina.
Contam os historiadores que ela fugiu várias vezes, armada, com filho no colo e a cavalo, para não ser presa. Depois das lutas no Brasil, o casal se mudou para a Itália e continuou em combates na defesa daquele país.
Longe de casa
Anita morreu aos 28 anos de febre tifóide e ganhou a homenagem em BH, uma ideia do deputado, Fausto Ferraz, em 1913, segundo o portaldebelohorizonte.com.br.
Ao passear pelo Parque Municipal, não deixe de visitar o monumento em sua homenagem, bem localizado na “ Ilha dos Amores “.
P.S: Meus pais, João e Daise, namoraram muito no Parque Municipal. Sempre que estou por ali me lembro do casal se encantando com as belezas do lugar, um recanto calmo e alegre que merece ser visitado sempre. Fica a dica!
( Leia e compartilhe. Um abraço! )
lubacomunica.com.br
(31) 98273.3644






Comentários
Postar um comentário