Diário de bordo 2- Obrigado Leopoldina - data da Terra, 14 de setembro de 2024 - Luiz Henrique Freitas
Vila Galé Rio de Janeiro - antigo Palácio Imperial ( fotos Lhfreitas )
Maria Leopoldina da Áustria ( Josef Kreutzzinger - domínio público )
Andar pelo Centro do Rio está muito chato. Na região do Arco da Lapa e aterro do Flamengo nem se fala. Tem muitas obras em ruas, avenidas e prédios. Tapumes cobrem passeios e os pedestres sofrem com poeira, barulho, sujeira, falta de espaço para caminhar e trânsito pesado. São as eleições? Provavelmente sim. Tomara que melhore depois de outubro.
O Vila Galé Hotéis comprou, em 2015, o palácio onde Maria Leopoldina da Áustria, a Imperatriz Consorte do Brasil, viveu quando foi casada com Dom Pedro I. Devemos a ela boa parte da nossa independência. De acordo com historiadores, ela foi decisiva ao influenciar o imperador a dar o Grito do Ipiranga e manter a posição, apesar de toda a pressão que vinha do outro lado do Atlântico.
O Palácio Imperial foi reformado e parece um oásis no meio do centrão conturbado do Rio. As instalações foram ampliadas e uma piscina linda foi construída.
A imperatriz Leopoldina era culta. Influenciada pelo pai, estudou em excelentes escolas e falava quatro idiomas. Em cartas enviadas à irmã, contava dos problemas de saúde e da traição do imperador, que se apaixonou por outra mulher. Leopoldina morreu nova e triste aos 29 anos.
Siga:
@casajvideocast
@lhfreitas2
lubacomunica.com.br
(31)98273.3644






Comentários
Postar um comentário