Por que Tite? - por Luiz Henrique Freitas - 02/12/2022 - 19h06

 

Neymar está quase pronto para voltar 

( foto flickr CBF)

Reservas do Brasil perdem para Camarões na terceira partida no Catar

Em plena Copa do Mundo, a maior competição do planeta, aguardada ansiosamente de quatro em quatro anos, o técnico Tite, da Seleção Canarinho, que tem cinco títulos e busca o hexa, acredita que pode fazer um amistoso de luxo, na terceira rodada da fase de grupos, porque já estava com a classificação garantida. 

Para poupar jogadores titulares, até mesmo o goleiro Alisson, que não fez NENHUMA defesa nos dois jogos que disputou, o nosso treinador colocou o time reserva para enfrentar Camarões, uma das forças do futebol da África. Deu no que deu. Apesar de jogar melhor, o Brasil tomou um gol no finalzinho e saiu derrotado.

Derrota pode abalar a equipe?

Copa do Mundo. Um mês com sete jogos até a final. É sprint de cem metros rasos. Por que poupar jogadores? Se tiver exames que comprovam que o atleta pode se lesionar, a gente entende. Mas por que Tite você entrou nessa? França e Portugal já tinham mandado o recado, já que fizeram a mesma coisa e perderam seus jogos. Colocar um time INTEIRO reserva, sem o ritmo ideal de jogo, por motivos óbvios, foi um ERRO grande. Todos achavam que você tinha evoluído nesses quatro anos em que o Brasil só enfrentou adversários medianos. No Catar, nas duas primeiras partidas, contra Sérvia e Suíça, você foi bem no comando da Seleção e surpreendeu a todos com decisões rápidas e acertadas. Isso nos garantiu o primeiro lugar no grupo.

Podem dizer o que quiserem mas a derrota tira um pouco do brilho da campanha já que você poderia ser o único técnico com sete vitórias nesse Mundial. Além disso, pode abalar a confiança de todos os jogadores e da torcida brasileira que estava eufórica. 

É... Tite, trate de recompor o elenco e a confiança e não ERRE mais. Sua chance acabou. A segunda falha pode custar o título. E como você já declarou que vai deixar o comando da Seleção após o Catar, queremos todos que você e os nossos craques tragam a taça do hexa. Temos o melhor time do Mundial e agora trate de jogar com tudo de melhor que temos, sem POUPAR absolutamente nada. Você, como quase todos os brasileiros que jogam futebol, sabe que em um campeonato o sangue jorra nos olhos, todos querem estar em campo. Não trave a máquina brasileira mais uma vez.

No Dia do Samba ouvimos os tambores africanos nos nossos ouvidos. Eles vibraram tanto com a vitória que o jogador camaronês que fez o gol não se importou em tirar a camisa na comemoração e ser expulso em seguida.

Neymar volta a ser esperança

O estádio vibrou quando Neymar apareceu no telão e no gramado, ao final da partida. Deve jogar em breve. Quem sabe já volta na segunda-feira contra a Coreia do Sul ou nas quartas de final contra os empolgados japoneses ou a atual vice-campeã Croácia? Ninguém imagina que podemos perder para a Coreia, mas depois de hoje…

Vamos torcer, vibrar e esquecer a derrota, Essa vai para a conta do Tite, que não deve dormir nesta noite. Amanhã é outro dia. Teremos oitavas emocionantes. Uma me chama a atenção por ter o champagne francês contra a vodka polonesa. Nesta partida vou de vodka. E você?


( Compartilhe com seus amigos e amigas. A Copa do Mundo é bárbara. Hoje nem tanto, mas vai passar... Um abraço. )


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“ E o Oscar vai para …” por Luiz Henrique Freitas - 01 de março de 2025 - 22h44

O Triathlon e seus desafios - por Luiz Henrique Freitas - 17/10/2025 - 19h11

Em busca do ouro⚜️ - por Luiz Henrique Freitas - 09/05/2025