Copa do Mundo, assistir na tv ou no celular? - por Luiz Henrique Freitas - 20/10/2021 - 10h15
Brasil vai buscar hexa no Catar
( foto flickr CBF )
Há dois dias uma notícia no portal R7 bombou nas redes sociais. Compartilhada aos montes, a manchete dizia que a Globo perdera a exclusividade de transmissão da Copa do Mundo do Catar, no ano que vem.
Ao receber o link no whatsapp, que trazia uma foto do narrador e apresentador Galvão Bueno com cara de espanto, achei estranho já que sabia ser pouco provável que a emissora do Jardim Botânico abriria mão de tal evento. Fui ler a matéria e comprovei que estava certo.
De bate pronto escrevi uma pequena resposta e análise do “ fato “, sem intenção de defender qualquer lado, apenas pensando em business: 1 - a notícia é do R7, da Record, concorrente ferrenha da Globo; 2 - a manchete tenta confundir pois a exclusividade é somente em relação à transmissão na internet; 3 - o valor de cerca de 40 milhões dos direitos na web, não é a décima parte, em números de quatro anos atrás, de apenas um patrocínio da tv aberta ( cerca de R$ 600 milhões se não me engano - teria que pesquisar para ver o valor aproximado. Geralmente são 6 patrocinadores oficiais, fora as outras receitas); 4 - a Globo aberta transmite três jogos ao vivo por dia na primeira fase, talvez aumente no ano que vem; 5 - os canais SporTV, da Globo, transmitem TODOS os jogos da Copa e fazem dezenas de programas com centenas de profissionais envolvidos; 7 - mais de 95% dos lares brasileiros têm pelo menos um aparelho de tv, segundo o IBGE: 8 - é muito mais agradável assistir a uma partida na tv que na tela do computador ou celular; 9 - a internet tem delay e você vai comemorar o gol depois de todo o mundo; 10 - por que gastar dinheiro com transmissão de uma Copa do Mundo na web se você tem expertise reconhecida internacionalmente, está entre as cinco maiores redes de televisão do planeta, e prioriza, neste evento, a tv e não a internet?
São apenas dez razões, mas deve haver muitas mais, com certeza. No jornalismo, as manchetes têm o objetivo de atrair o leitor. E funcionou.
Em ano de Copa muita gente aproveita para trocar a tv antiga, já que as transmissões ficam espetaculares e os aparelhos trazem novas possibilidades. Quem tiver dinheiro sobrando já deve estar pensando nisso. Para melhorar ainda mais, a Fifa anunciou que, no Catar, os impedimentos devem ser marcados automaticamente, mas não explicou como será feito. Será um avanço assim como foi o VAR, na Copa da Rússia em 2018. Outras novidades tecnológicas virão junto com o mundial esperado há quatro anos. Prepare a emoção!
( Crônica de livre compartilhamento )
Comentários
Postar um comentário