Jaeci, sotaque carioca nas gerais - por Luiz Henrique Freitas - 04/07/2021 - 20h57
Conheci o Jaeci Carvalho em meados dos anos 1980. Ele acabara de chegar do Rio de Janeiro, onde se formou em jornalismo. Trabalhamos juntos na extinta TV Manchete, que tinha sede em um prédio na Av. Afonso Pena 1500, no centro de Belo Horizonte. Jaeci era repórter. Em um daqueles dias, saímos juntos para fazer uma reportagem. Eu era editor, mas acompanhei a equipe de externa porque queria virar cinegrafista, o profissional que filma com a câmera. Sempre atento, Jaeci entregava um bom material para a edição. Naquela época já se preocupava com a aparência porque estava perdendo os cabelos, assim como eu rs.
Jaeci ficou um período curto na TV Manchete. Em pouco tempo se transferiu para o jornal Estado de Minas onde fez carreira esportiva e permanece até hoje. Na sua coluna deste domingo, Jaeci, às vezes contestado por torcedores e parceiros de profissão, se declarou flamenguista de coração e apontou o time como favorito ao título deste ano no Brasileirão, seguido de Palmeiras e Atlético Mineiro. Bacana ter se posicionado dessa forma. Jaeci escreveu que o fato de torcer para o rubro-negro não interfere em suas opiniões. Eu concordo. O cronista esportivo faz esse exercício diário de se distanciar do clube que torce em busca da isenção. Nem sempre consegue, mas tenta e tem que manter esse foco.
Jaeci Carvalho é um jornalista bem sucedido, tem amizades influentes com jogadores e dirigentes. Fez e mantém sucesso profissional que poucos conseguem atingir. Se reinventou. Usa bem a tecnologia e as redes sociais para se comunicar. Assim como todos nós, erra de vez em quando e fica difícil explicar. Foi assim recentemente, quando sugeriu que o Atlético deveria romper o contrato com Hulk, que deslanchou no ataque do Galo. Acontece. Em outra revelação na coluna de hoje, o jornalista aproveitou o 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, para revelar que mora lá há cinco anos, onde quer educar os filhos e ter suas cinzas lançadas. Sucesso Jaeci, são meus votos nesta nova trajetória de vida.
Jaeci terá um prato cheio para comentar na quarta-feira. Atlético e Flamengo se enfrentam, às 19h, no Mineirão, em um jogão de favoritos. Hoje o Galo não atuou bem, mas venceu o Cuiabá por 1 x 0, fora de casa, e subiu para o G4, para ficar! É o que todos os atleticanos esperam.
( Crônica de livre compartilhamento )

Ótima resenha
ResponderExcluir