Cabuloso deve ser o primeiro clube-empresa do Brasil - por Luiz Henrique Freitas - 24/07/2021 - 21h23

Cruzeiro empata com Vila Nova e soma 12 pontos em 14 jogos

( Foto Flickr Cruzeiro )

O Cruzeiro deve ser o primeiro time brasileiro a se transformar em clube-empresa após a aprovação, na Câmara e no Senado, do projeto que cria a Sociedade Anônima do Futebol, que deve ser sancionado pelo presidente Bolsonaro, favorável à mudança. Apontada por muitos como a salvação para os clubes com dívidas milionárias, a SAF abre a possibilidade de atrair investimentos estrangeiros para reforçar elenco e pagar dívidas em até dez anos. 

Resta saber se, e qual modelo o Cruzeiro adotaria. Se realmente o presidente Sérgio Rodrigues vai se afastar e entregar a gestão ou se vai querer permanecer no comando, acertando o rumo do Cabuloso. Ao meu ver, acho pouco provável que ele se afaste. A ideia apresentada ao Conselho Deliberativo é vender 49% do clube a investidores. O assunto vai ser discutido em uma reunião no dia 3 de agosto. Na real, após a sanção do projeto, é que será possível ver se há mesmo investidor de peso no pedaço e o que vai exigir em troca de colocar grana no Barro Preto. A torcida acompanha e vai cobrar transparência. Com a volta dela aos estádios nos próximos dias, a pressão vai aumentar. 

Para começar o novo projeto, o Cruzeiro já procurou o técnico Vanderlei Luxemburgo e pode antecipar a contratação caso o Mozart, o treinador atual, peça para sair. Minha impressão é que isso deve demorar, já que Luxa dificilmente toparia assumir o time no momento atual, sem garantia de receber salário em dia, com um elenco modesto, sem caixa para contratação e toda essa confusão em torno da mudança para uma SAF.

Ser o primeiro grande a virar um clube-empresa será uma operação complexa e deve ficar para 2022. Até lá, o foco é manter o Cruzeiro na Série B e não cair mais um degrau, o que parece uma ameaça maior a cada rodada. Neste sábado, fora de casa, o time  empatou com o Vila Nova se mantendo na zona de rebaixamento. 

( Crônica de livre compartilhamento )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“ E o Oscar vai para …” por Luiz Henrique Freitas - 01 de março de 2025 - 22h44

O Triathlon e seus desafios - por Luiz Henrique Freitas - 17/10/2025 - 19h11

Em busca do ouro⚜️ - por Luiz Henrique Freitas - 09/05/2025