Empate, sem gols, dá título ao Galo
por Luiz Henrique Freitas
22/05/2021 - 19h07
Título de campeão estadual é importante? Sim, claro! Disputar uma final de campeonato, seja qual for, motiva torcedores, comissão técnica e jogadores. Todo o trabalho é feito para esse momento especial na carreira de qualquer atleta profissional. Alguns estaduais têm suas finais hoje. No Rio, tem Fla-flu. Em Alagoas CSA x CRB. No campeonato amazonense, a disputa é entre Manaus x São Raimundo; no cearense, Fortaleza x Ceará. Em Santa Catarina jogam Avaí x Chapecoense; mais abaixo tem o Grenal. Nas gerais, Atlético x América duelam neste sabadão de futebol, às 16h30, no Mineirão, com transmissão pela tv aberta. Para alívio dos torcedores, que não podem ir ao estádio, a TV Globo transmite a partida e veicula chamadas para convidar o telespectador. Pouquíssimos anos atrás, produzir uma chamada ( no jargão de tv, é um vídeo de 15” ou 30” que chama para uma transmissão ao vivo ), demandava um esforço grande, com gravações externas, deslocamentos e entrevistas. Com a pandemia e a tecnologia, tudo ficou mais fácil. As câmeras dos celulares produzem imagens de ótima qualidade e o torcedor passa a contribuir com a tv de forma direta. Foi assim que o empresário atleticano, Heberson Senra Michel, virou estrela da Globo junto com um colega americano. Os dois gravavam, em casa, a imagem que a emissora pediu e foram vistos centenas de vezes na telinha da tv e nas redes sociais.
Em Minas Gerais, a finalíssima tem ingredientes inéditos. No Galo, o atacante Hulk pode ter o primeiro título em solo brasileiro, depois de 16 anos. O que mais surpreendeu foi o pedido do técnico Lisca, do Coelho, para Cuca deixá-lo vencer a competição, já que mais um título “ não faria falta ao Galo “, que tem 45. O América tem 16 e o Cruzeiro, 38. Alguns torcedores azuis não se importaram em ver seu time, por dois anos seguidos, fora da final. Com receio de que o Galo devolva a goleada de 6 x 1, parte dos cruzeirenses não deu a mínima e espera que Cabuloso se concentre na Série B do Brasileirão, com estreia no próximo sábado.
O jornalista Acyr Benfica, um especialista no esporte, tem um palpite. Eu pedi a ele para falar um pouco da carreira e sobre a decisão de hoje: “ Na Globo, trabalhei na editoria geral e no esporte. Na Alterosa, comecei na geral, depois tornei-me editor de esportes, quando concebi e lancei o Alterosa Esporte. Mais tarde, assumi o cargo de editor-geral de jornalismo, quando lançamos as novas versões do Jornal da Alterosa, primeira e segunda edições. Nessa época, colocamos equipes em Divinópolis, Uberaba, Juiz de Fora e Ipatinga, fazendo uma cobertura estadual bastante ampla. Lançamos também outros programas, sempre em parceria com o Rodrigo Scoralick, gerente de programação, como o Minas Integrada e um voltado ao mercado imobiliário. Bom, fazer previsão para esse jogo não é fácil, ainda mais com o Cuca inventando escalações malucas. Se ele colocar o time completo, sem surpresinhas, e o Lisca também deixar de bobagem e escalar o Ademir, teremos um jogo interessante. O Galo está mais consistente e tem boas opções de banco. Por isso acho que tem mais condições de vencer. Palpite? Atlético 3 x 1 América. “ Acyr Benfica trabalha atualmente na comunicação da prefeitura de Belo Horizonte, onde está há quase 20 anos.
Chegou a hora. O Galo tem a vantagem de jogar por um empate. O América começou melhor e chutou mais ao gol, mas sem perigo. O Atlético equilibrou o jogo e teve duas boas chances que pararam nas mãos do bom goleiro Cavichioli, o destaque da primeira etapa. Rodolfo teve a chance de fazer o gol do título do América, mas mudou a forma de bater o pênalti e mandou a bola mais alta, que explodiu no travessão e não entrou. Ao final da partida, jogadores verdes reclamaram de outro pênalti não marcado. Lisca montou um bom time que tirou os espaços do Atlético mas seus jogadores não foram eficientes na frente. O empate em 0 x 0 deu o título de campeão ao Galo, o melhor ataque e a defesa menos vazada do Campeonato Mineiro. Parabéns à toda nação alvinegra!
( Crônica de livre compartilhamento )

Parabéns mano
ResponderExcluirObrigado meu irmão!
ExcluirBacana, valeu pela lembrança.
ResponderExcluirFicou um gostinho amargo pelo nosso artilheiro ter perdido a bola do título, mas enfim, o América mostrou que desta vez vai dar trabalho aos grandes da série "A".
ResponderExcluirConcordo Fernando! Vai dar sim e vamos assistir a bons jogos do Coelhão!
ExcluirBoa! Que bom matar saudades do Fernando Ângelo!! Parabéns
ResponderExcluir